Reinando em Versailles

Entrada de Versailles
Todo mundo já ouviu alguma coisa de Versailles, seja ele por causa da Revolução Francesa, Maria Antonieta ou de Luiz XVI. Eu estava ansiosa por visitar o palácio. E foi a última coisa que fiz em Paris.
A frente do castelo
Detalhes em ouro
Pra começar, Versailles não fica em Paris! O palácio foi erguido no subúrbio. Para chegar pegamos o metrô até a estação de Saint Michel-Notre Dame e de lá o trem até Versailles Rive Gauche. O engraçado é que esse trem tem bancos de madeira e dois andares. Descendo na estação final, paramos para tomar café no Mc Donalds, a primeira vez que fui em um lugar menos francês. Pedi cappuccino com croissant. Caminhamos em torno de 10 minutos e já visualizamos as grades douradas do castelo.
Salão dos cristais
Uma das camas reais


















Esse lugar é muita ostentação! E lindo, direto do conto de fadas...rsrs. Levamos uma manhã inteira só para finalizar o castelo principal. Antes de partir para o restante, fomos almoçar no restaurante do museu. Foi uma das saladas ceaser mais caras da minha vida. E o pior é que veio com as anchovas inteiras...eca!

A tarde, passeamos pelos jardins ao fundo do castelo. No inverno, as estátuas ficam cobertas para protege-las do frio, e não há flores, mas espanta pela grandiosidade. Fiquei imaginando quantos jardineiros viviam ali. Em 2011, já estavam abertas as partes do Grand Trianon e o Petit Trianon, local de lazer da Maria Antonieta. Você pode ir caminhando até lá ou ir andando. Como sou brasileira, fui andando mesmo. Foi uma caminhada longa, e debaixo da garoa um pouco desconfortável. Mas as árvores e os patinhos na lagoa me distraíram do incômodo climático.
Visão de trás do Palácio de Versailles

Eu igual a um duende do lado da fonte...

Um dos pátios do Grand Trianon

Vale muito a pena visitar o Grand Trianon, apesar de ser bem menor que o palácio. É bem decorado. Já o Petit Trianon achei bem simples, depois que você já visitou os outros dois lugares, mas mesmo assim acho que vc tem que ir lá. Já pagou o ingresso, está ali do lado, pq não. No fim do passeio, sempre tem uma lojinha de souvenier pra vc comprar o que não precisa. Como ali tava cheio de coisas rosas da Maria Antonieta, foi onde gastei uns bons euros comprando tranqueiras...

Petit Trianon


Um dos quartos da Maria Antonieta no Grand Trianon. Eu queria! rs








Vaso sanitário!








Esse foi um passeio de um dia inteiro, sem grandes emoções. Superou a minha expectativa. Deixarei que as fotos falem pelo local.






Comentários