Primeiras impressões da Espanha

Um pouco de história. A família do meu pai é descendente de espanhóis. A minha tetravó era da nobreza espanhola (ainda não consegui descobri a cidade, mas seu nome era Julia Rodriguez). Um belo dia, uns ciganos acamparam perto do seu castelo. Curiosa, ela foi até lá e se apaixonou por um cigano. Óbvio que sua família não concordou com o romance e eles fugiram e foram felizes para sempre! A filha deles se casou com um camponês, e os dois resolveram vir para o Brasil, iniciando assim a história da minha família pelos cantos tupiniquins...
Para quem acredita nessas coisas, às vezes eu acho que tenho um pouco do sangue cigano, um pouco da personalidade essa avó que há tantos anos passou por aqui, espírito livre, de seguir os seus sentimentos, importando apenas de ser feliz...
Voltando agora à viagem, vou contar por dia os acontecimentos, acho que será um pouco mais fácil para mim.

Dia 1 - 30/04/2015: A ida e conhecendo a Air China

Chegou o tão sonhado dia! Montei uma mochila de 35L apenas. Isso mesmo, eu viajei só com mala de mão, pois eu não queria pagar para despachar mala nos voos low cost da Europa. Foi o suficiente, não senti falta de nenhuma roupa ou calçado e não passei frio (peguei menos de 10 graus na madrugada de Praga e Berlim, além de chuva e muito vento em Amsterdam). Lembrando que os líquidos têm que estar em embalagens de até 100ml, contidos num saco lacrado (tipo ziplock). Não precisei comprar nem shampoo nem condicionador lá. Um frasco de 80 ml cada foi suficiente para mim.
Quanto a dinheiro, levei 1000 euros no moneybelt, e ainda sobraram 140 euros! Fiz apenas dois saques, um em Praga e outro em Budapeste, porque a cotação no débito era melhor e meu cartão não cobra taxa de saque.
Saí do Rio com uma conexão de 4 horas em Guarulhos. Enrolamos tanto no lado de fora que quando resolvemos entrar e passar por todos os trâmites, já estavam todos entrando no avião.
Avião da Air China
O voo foi tranquilo. Me lembrou um pouco o voo da Ibéria, só que você troca as aerovelhas por chineses, que não sabem falar inglês tão quanto, milhões de chineses no avião, crianças chorando às tantas. Sério, porque eles viajam com tantas crianças? Para completar, tinha uma do meu lado. Imagina como foi para dormir...
Na hora da janta, eles passaram primeiro servindo as bebidas e depois a comida. Tive a oportunidade de provar cerveja chinesa! De comida, a opção era chicken ou fish. Fiquei com o último e tava comível. De sobremesa, apenas frutas.

Cerveja xing ling
Tomei dramin e esperei que fosse o suficiente para passar a noite com as crianças choradeiras...Até que aguentou bem hehe.
O café da manhã passou e a opção era omelete ou macarrão! Acho que todos estranharam a segunda opção, tanto que quando chegou a minha vez, o omelete já tinha acabado. Fazer o que, coloquei o macarrão pra dentro e sobrevivi. Às 9:30 pousamos em Madri. Estava na Europa! \o/

Custos:
voo ida e volta Air China: R$1838,84
BRT até o aeroporto Galeão: R$3,40
Almoço em Garulhos: R$25,50

Dia 02 - 01/05/2015: Toledo

A imigração para mim foi tranquila, e olha que meu passaporte era novo e só tinha o carimbo da viagem que fiz a Montevidéu. Essa foi a minha segunda entrada pela Europa via Madri, e nas duas vezes o agente mal olhou para a minha cara. Já com a Vivian e a Silvia, as duas tiveram que dizer quanto dinheiro tavam levando, mostrar reservas dos hostels e passagem de volta. Como fui a primeira a passar, a preocupação tava só aumentando com a demora delas. Mas tudo deu certo! A primeira vantagem de se levar a mala de mão: não precisar esperar na esteira. É uma sensação tão feliz! rsrs
O aeroporto de Barajas é gigante. Saímos do terminal 3 e andamos muito até o terminal 1, de onde sai o metrô para a cidade. É bem sinalizado. A compra do ticket do metrô tb é fácil. As máquinas tem as instruções bem claras. Guarde o seu ticket até o fim da sua viagem. Isso vc tem que fazer em qualquer país na europa na verdade. Durante a compra vc seleciona a estação de entrada e de fim de viagem, e aí é calculado o preço. Assim que passamos a catraca, tinha um stand vendendo chip 3G. As outras duas saíram alucinadas para comprar e ficarem conectadas! Em mim, só a frustração crescendo com a perda de tempo. Mas eu era a minoria ali, então esperei. Óbvio que Murphy estava comigo, e o chip da Vivian não funcionava. Em resumo, perdemos 4 trens para elas comprarem o chip, e o da Vivian não funcionou! Imagina a cara do mau-humor; era a minha! Enfim, no quinto trem que passou, embarcamos.
Como era feriado, os principais museus de Madri (o Prado e o Reina Sofia) estariam fechados. Então eu preferi ir a Toledo, uma cidade medieval localizado a uma hora de ônibus (EUR 9,77 ida e volta) ou a meia hora de trem bala (EUR 20,60 ida e volta) de Madri. Eu já havia anotado como chegar nas respectivas estações, e optamos pelo ônibus. DICA: confie nas suas pesquisas! Eu tinha anotado que a estação do metrô onde saíam os ônibus para Todelo era a Plaza Elipitca. Mas as meninas conheceram um candango espanhol que insistiu que não era ali, que a rodoviária ficava em outro canto. Seguimos o conselho do cara e chegando lá, a caixa falou que os ônibus saíam da tal plaza que eu tinha anotado. Resultado: Morremos em EUR 1,50 do metro! kkkkk
Compramos o ticket na hora. Acho que por ser feriado, os ônibus saíam assim que ficavam cheios. Pelo site da empresa, o normal seria de 30 em 30 minutos. A viagem foi tranquila. Foi uma hora de soninho muito bem tirado. Na estação, guardamos as mochilas no locker e partimos para rua. Dá pra ir andando da estação até o centro histórico. No meio do caminho, paramos numa vendinha e compramos um combo de pipocas para o nosso almoço! Fizemos tudo a pé em Toledo.
Muralha e Portão de entrada do centro histórico

Pelo centro

Alguns museus estavam fechados nesse dia por causa do feriado, incluindo o museu de El Greco, mas eu acho que o mais legal de lá é caminhar pelas ruelas. Parece que você voltou no tempo, na época medieval. Tem muitos brinquedos de madeira para crianças e estátuas do Dom Quixote. A Plaza de Zocodover seria 'o centro' disso tudo, onde tem confeitarias, restaurantes e um trem que faz o passeio pela cidade.
Plaza de Zocodover

Pelas ruelas do centro
Queríamos visitar a catedral de Toledo, e pra mim, foi uma das igrejas barrocas mais bonitas que já vi. A fila para entrar tava grande, e o preço também não é baratinho, mas valeu a pena a visita.
Catedral Primada de Toledo
Também visitamos a Igreja de São Tomé, onde está a pintura "O Enterro do Conde de Orgaz" de El Greco. Na minha humilde opinião, não valeu a pena, mas não sou uma amante das artes. Dali partimos para a Sinagoga Santa Maria La Blanca, simples, mas bonitinha.
Sinagoga Santa Maria La Blanca
Continuamos andando sem muito rumo, paramos para comer churros com chocolate, e recomendo. O fim do dia já estava chegando e paramos em alguns miradores para apreciar a paisagem. A cidade é mais elevada que o resto e o visual é bem bacana.
Mirador del Vale
Pegamos o ônibus de volta a Madri eram umas 20 hs. Chegamos na rodoviária de onde sairia o ônibus para Barcelona quase as 22hs. A Silvia estava nos esperando lá. Ela tinha ficado em Madri, conversando com os tinderelos...Já tava na hora de comer de novo e os restaurantes na rodoviária tavam quase todos fechados. O que tava aberto achei caro. Saímos e tinha um mercadinho quase em frente. Compramos sanduba e uma lata de Amstel por menos de 2 euros!
O ônibus saiu pontualmente às 23:30, e passaríamos mais uma noite se deslocando, dessa vez rumo à Barcelona.

Custos:
Metro aeroporto: EUR 4,50
Metro na cidade: EUR 3,50
água: EUR 1,50
ônibus ida e volta Toledo: EUR 9,77
Catedral Primada de Toledo: EUR 8
Igreja de São Tomé + Sinagoga Santa Maria La Blanca: EUR 5
Pipoca: EUR 1 (para as duas)
Locker: EUR 1,80 (para as duas)
Churros com chocolate: EUR 1,80
Sanduba + Amstel: EUR 1,63
ônibus Alsa (ida Barcelona): EUR 35,06

Comentários