Serra do Cipó

A Serra do Cipó fica a 100 KM de BH, o percurso é em estrada pavimentada. Chegando em Belo Horizonte, ir sentido aeroporto INTERNACIONAL de Confins pela Linha Verde. No trevo de Lagoa Santa, entrar a direita sentido Conceição do Mato Dentro (Rodovia MG 10). Após Lagoa Santa, seguir por 60 km, a estrada passa dentro da Serra do Cipó. Conhecido como point de escalada, também reserva altas cachoeiras, que são acessadas por tilhas de diversos graus. Uma das trilhas mais famosas e a travessia Lapinha-Tabuleiro, que ainda não fiz.
Canyon dos bandeirinhas
Visitei esta região em 2013. Foi apenas um fim de semana, mas consegui curtir bem. Fui mais uma vez em grupo, saindo de van do Rio sábado de madrugada. Chegamos no abrigo do Magrão, já na Serra do Cipó, em torno das 9:00 de sábado. Parada para o café e organização, e já partimos para o parque e as primeiras cachoeiras.
O abrigo
Seguimos por uma estrada de terra, até uma entrada do parque. Iríamos para a cachoeira do gavião. São 6km, em trilha praticamente plana, atravessando a vegetação típica do cerrado.
Início da trilha para a cachoeira do gavião

Salto 'super' sincronizado
Cachoeira do gavião
Após o banho, seguimos para a cachoeira das andorinhas, por um trecho de mais 3km de trilha. Ali, o pessoal arranjou um lugar para ficar pulando na água. Eu não tive coragem. Voltamos com o sol se pondo. Á noite, fizemos um almojanta num restaurante de comida caseira, barato e gostoso.

Cachoeira das andorinhas

Fim do dia na trilha de volta para a cidade
Dia seguinte, fomos para uma outra portaria do parque, que parecia ser a 'principal'. Nesse dia, fizemos a trilha à cavalo! Encontramos os cuidadores ali na portaria, que foi nos designando a nossa montaria. Eu fiquei com uma égua bem velhinha, mas dócil. Dei-lhe o nome de charge...rss
Entrada do parque
Eu e a 'charge'

Em linha, fomos pela trilha até o Cânion dos bandeirinhas. Um lugar super bonito, perfeito para encerrar esse fim de semana. Fazer a trilha à cavalo foi bem diferente, dando um medinho na hora de atravessar os rios. Mas foi bem seguro, apesar de cansativo e doloroso. No fim, ganhei apenas dois carrapatos, o que faz parte...
Medinho de atravessar o rio
Enfim, cânion
Tivemos que voltar do cânion um pouco apressados, pois ainda tínhamos umas 8 horas de volta para o Rio. Foi um pouco difícil, pois já estava bem dolorida de ficar sentada no cavalo. Quando galopava, era bem melhor, mas o trote era bem doloroso. Quando chegamos na portaria, devolvemos os cavalos e fomos pra van. Almoçamos num restaurante de comida à lenha, bem gostoso. Depois, foi só curtir o soninho na van, até chegarmos em casa de madrugada...