Só o cume interessa: Maciço das Prateleiras, Parque Nacional de Itatiaia

Mais uma atração do Parque Nacional de Itatiaia, sendo o seu segundo gigante, com cume a 2539m de altitude. Para você se familiarizar com o parque, leia o meu post sobre o pico das Agulhas negras aqui.
Maciço das prateleiras
Consegui subir esse maciço apenas uma vez, na minha última ida ao parque de 2013. Na primeira vez, fui presenteada apenas com chuva, o que inviabilizou qualquer trilha. 
Bifurcação da trilha, com o caminho indicado para as prateleiras
Em um fim de semana, subimos agulhas negras no sábado, deixando as prateleiras para o domingo. Depois de uma noite gelada e um café da manhã reforçado, partimos do abrigo Rebouças para a trilha em direção à Travessia Ruy Braga. Rapidamente, chegamos na bifurcação que leva às prateleiras.
Pedra logo no início da trilha
A trilha segue por uma parte praticamente plana, até a base das prateleiras. Depois, seguimos subindo por entre as pedras. Para se alcançar o cume, é preciso fazer duas travessias, com um passo no abismo. Para mim, é muito importante ter uma corda afixada para segurança. Prepare-se para levar em torno de 7 horas para concluir o trajeto de ida e volta.
Cume!
A parte final é marcada por uma subida em corda, quase uma escaladinha. A vista do cume é incrível. Consegue-se ver o pico das agulhas negras, a serra fina e outras montanhas da serra da mantiqueira.
Cadeirinha, para relaxar enquanto esperava o restante do grupo
A volta para o Rio foi bem cansativa. Ter que dirigir por mais quatro horas depois do fim de semana inteiro caminhando não foi fácil. Mas o sentimento de dever cumprido e a satisfação de ter se superado fez tudo valer a pena...


Comentários