O incrível Mundo de Evo Morales

Mais uma aventura pela América do Sul! E dessa vez, eu considero mochilão do tipo profissional, só para os de coração forte! Rsrs. Exageros à parte, a experiência que tive com essa viagem tá fora de ser medida. Bolívia é um país encantador pela diversidade de beleza natural que vá encontrar. Desde montanhas nevadas dos Andes, passando por vários tipos de desertos a floresta amazônica! Por ser um país pobre, tem as suas dificuldades, mas me surpreendi que nem chega perto aos exageros que encontrei em alguns relatos na internet.

Não passei mal com a comida. Os banheiros não são tão sujos assim. Os ônibus nem tão ruins. O povo é reservado, mas te ajudará sempre que possível. Contudo, cabe ressaltar: pessoas que tenham limitações com limpeza não devem ir ao Salar do Uyuni. Não é que o povo seja sujo, mas existe um simples problema: falta de água! Afinal, vc está num deserto (primeiro de sal, e depois o de terra, se for fazer o passeio de 3 dias). Não há recursos, não existem posto de gasolina, mercados e etc no caminho. Tudo (combustível, comida e água) será levada dentro do carro. Com exceção de uns poucos vilarejos, onde vc pode encontrar uma tendinha, são horas no meio do nada! E para mim, essa é a mágica do passeio. Então, roupas de camas não são lavadas com frequência, os banhos são pagos (se tiver sorte será quente, caso haja gás no hostel), a comida será simples. Por falar nisso, a comida disponibilizada foi melhor do que eu esperava!

Tendo em vista o que eu disse acima, e assim mesmo vc quer seguir com a viagem, parabéns! Prepare-se para paisagens de tirar o fôlego. Quanto ao planejamento, é muito simples. Você não reservará nenhum hostel e nem ônibus antes da viagem. Faça um rascunho do seu roteiro, quantos dias em cada lugar e se desprenda de segui-lo 100%. Os ônibus serão comprados na rodoviária, e não tive nenhum problema quanto a falta de passagem. O único problema é o risco de atrasar a viagem por bloqueios na estrada ou greve, apesar de eu não ter passado por nada disso.

O povo boliviano sente orgulho do que são. Falam aymaro entre si. Não são extrovertidos, mas te tratarão muito bem. Contudo, em tudo que contratar, deixe claro o serviço que será prestado. Apenas para evitar ‘equívocos’ posteriores. 

O meu roteiro foi planejado para aclimatação. O objetivo principal era escalar o Huyana Potosi, com 6088m de altura. Como eu vivo ao nível do mar, sabia que a altitude seria o problema. Quis ficar o máximo de tempo na altitude a fim de evitar o soroche. Posso dizer que fui até bem-sucedida nisso. Deixei dois dias ‘reservas’ para imprevistos, e acabei incluindo mais passeios em La Paz.
Circuito percorrido entre Bolívia e Chile
A maior parte do tempo passei na Bolívia, mas como estavam 'sobrando' dias, acabei incluindo uma visita ao deserto do Atacama, no norte do Chile. Acredito que complementou bastante a minha experiência inca, juntando o que vivi no Peru. Abaixo, o roteiro final que fizemos.

Data
Altitude
manha
tarde
noite
31/out
2810m
SDU-GRU-VVI
VVI-Sucre
Travellers Hostel
01/nov
3650m
Sucre
Sucre
bus uyuni
02/nov
3650m
Uyuni
salar
hostel de sal em Coqueza
03/nov
3650m
Tunupa
salar
hostel de sal em San Juan
04/nov
3650m
salar
laguna colorada
hostel na laguna colorada
05/nov
2400m
salar
atacama
vale de la luna, vale de la muerte
06/nov

atacama
piedras rojas

07/nov

atacama
quebrada del diablo
tour astronomico
08/nov

atacama
salar de tara
calama
09/nov
3660m
calama-uyuni

uyuni-la paz
10/nov
3841m
la paz

hostel Pirwa
11/nov
4100m
la paz
copacabana
isla del sol
12/nov
3660m
isla del sol
copacabana
la paz
13/nov
4700m
la paz
chalcataya

14/nov
5300m
la paz-tuni
Laguna Ch´iyara 
pico austria
15/nov
5000m
Laguna Ch´iyara 
MARIA LLOCKO

16/nov
4700m
MARIA LLOCKO
Campo base

17/nov
5200m
Campo base
Campo alto

18/nov
6088m
h. potosi
la paz

19/nov
3660m
la paz
museus

20/nov

la paz
downhill

21/nov

la paz
cochabamba
santa cruz
22/nov


VVI-GRU-GIG

Nas próximas postagens, incluirei com mais detalhes o que foi feito em cada cidade, incluindo as hospedagens e os 'causos' de sempre...

Comentários