A caminho de El Chaltén, a capital argentina do trekking

Nosso ônibus sairia cedo mais uma vez. Tomamos o nosso café e fomos em direção à rodoviária com calma, aproveitando os últimos minutos no Chile. Ainda consegui comprar o meu ímã numa banca de jornal. 
Entrada de El Chaltén, com o Fitz Roy ao fundo
Até a fronteira com a Argentina, foi em torno de uma hora. Os procedimentos na aduana foram rápidos. O destaque aqui foi para os cachorros. que ficavam perseguindo as rodas dos carros.. :p Chegamos em torno das 13:00 em El Calafate. Compramos as passagens para El Chaltén e fomos comer alguma coisa antes da viagem. Acabamos parando num pub na rua principal, que achei cara pelo que oferecia. Comi um sanduíche de miga, que estava razoável.

Voltamos para a rodoviária e embarcamos rumo a Chaltén. Na estrada já é possível ver as mais lindas montanhas. Chegamos no vilarejo já no final do dia,  podendo curtir os últimos raios de sol iluminando o Fitz Roy. Fizemos Checkin no Hostel Condor de los Andes. Relaxamos o resto do dia, com a cerveja feita pelo próprio hostel, programando as próximas trilhas que faríamos por ali.
Início da trilha que leva ao mirador de los condores e a loma del pliegue tombado
Passamos o dia seguinte descansando. No final da tarde fomos para o Mirador de los Condores, uma trilha curta na entrada da cidade, podendo ver todo o vilarejo e as montanhas ao redor. 
Cidade vista a partir do Mirador de los condores. Rio electro a direita e Fitz Roy a esquerda
No terceiro dia, fomos para a loma del pliegue tumbado, uma trilha com 11km o trecho. Passamos por alguns pastos com as vaquinhas descansando na sombra. O que assustou foi um boi, que não parava de mugir. Depois de uns 40 minutos, as montanhas aparecem e ficam nos acompanhando a maior parte do tempo. 
O boi boladao

a trilha e a montanha
Atravessamos florestas de lengas e depois continuamos pelo descampado até o final. Se estiver quente, leve bastante água. Paramos num mirador que dava para uma laguna de desgelo. Depois fomos para a subida final, uma pirambeira que exige esforço físico. A vista é totalmente recompensadora, sendo possível ver o Cerro Torre, Solo, Fitz Roy e lagunas de ambos os lados. Curtimos aquele lugar por um bom tempo, comemos nossos sanduíches gigantes que levamos.
Mirador antes de subir a pirambeira final
Voltamos para a cidade. Na trilha o boi já não estava lá...rs. A noite nos recompensamos com mais cerveja argentina e uma deliciosa pizza do El Yatel. A noite foi de observação das estrelas e relaxamento merecido.
Lago Viedma

Vista de cima da loma para o Fitz Roy e Cerro Solo
No dia seguinte, ficamos pela cidade, organizando as nossas coisas para ficarmos os próximos três dias dentro do parque Nacional Los Glaciares. Compramos a passagem de volta para El Calafate, fomos ao mercado para complementar as comidas liofilizadas que tínhamos, reservamos um outro hostel para a volta, e deixamos as coisas que sobraram lá. Ainda passamos na padaria e na doceria que vende alfajor caseiro. Chaltén tem muitos quitutes gostosos, então aproveite. Fomos dormir cedo, pois iriamos caminhar muito no dia seguinte...


Comentários