Parque Nacional de Todos Glaciares - Fitz Roy e Cerro Torre

Um dos miradores do Cerro Fitz Roy
Acordamos cedo em fomos caminhando em direção a trilha para a laguna de los tres. A entrada do parque é onde acaba a estrada principal de El chaltén. Nos preparamos para ficar 3 dias no parque, caminhando o que chamamos de circuito H, que vou descrever a seguir:
O circuito H, pintado de verde

1º dia: Laguna de los Trés e pernoite no camping Poincenot

Chegamos na guarita de entrada para a trilha da Laguna de Los Tres. Fomos interpelados pelo guarda-parque e explicamos o que pretendíamos fazer nos próximos dia. Perguntamos se os campings estavam ok e ele disse que sim. Desejou-nos bom passeio e iniciamos a caminhada propriamente dita. 
Mirador do Rio de Las Vueltas
Muitas pessoas fazem as trilhas como bate-e-volta, preferindo dormir nas pousadas e albergues da cidade. Vimos poucos de mochilão. Paramos no primeiro mirante, o do rio de las vueltas. Foi bom porque estava vazio e pudemos tirar as nossas fotos com tranquilidade. A caminhada não exigiu muito esforço até chegarmos ao camping Poincenot, onde armamos a nossa barraca. Fizemos um lanche e partimos para a estrela do dia: a Laguna de Los tres.
No camping Poincenot, com vista para o Fitz Roy
Levamos mais ou menos uma hora do camping até a laguna. A trilha fica bem íngreme e com pedrinhas soltas, que dificultam um pouco a caminhada. Mas todo esforço é compensado quando chegamos na laguna e temos a incrível visão do Cerro Fitz Roy. Exploramos o local por muito tempo, vimos alguns escaladores descendo o glaciar, alguns israelenses tomando banho pelados...
Laguna de los tres
Quando voltamos para barraca, tomamos nosso banho de lenço umedecido, preparamos a janta e admiramos um passarinho que tava visitando a área. Depois, curtimos o frio que a noite trazia até dormirmos naquele lugar mágico.
Escladores descendo o glaciar

Vista para a laguna sucia

2º dia: Travessia da laguna madre e hija até a Laguna Torre, e pernoite no camping De Agostini

Direções para as diversas trilhas
Após o café, arrumamos as noissas coisas e saímos em direção às lagunas madre e hija. O parque sinaliza bem as trilhas por ali. Pegamos água fresca nos rios que cortam o caminho por ali. Aos poucos, fomos deixando o Fitz Roy para trás e voltamos a entrar na floresta de lengas. Agora, o cerro torre se aproximava cada vez mais.
Laguna madre
Chegamos no camping De Agostini por volta da hora do almoço. Essa área estava mais vazia que o poincenot. Escolhemos um cantinho que dava para um mirador para o cerro torre, que chamamos de nossa varanda. Fizemos uns sandubas e descansamos um pouco. No meio da tarde, seguimos para a Laguna Torre e o mirador Maestri. A trilha para o mirador segue a direita da laguna torre, subindo pela margem. Chegamos bem perto do cerro torre. Ficamos ali por muito tempo sozinhos, curtindo lugar.
No camping De Agostini
Voltamos já quase escurecendo para a barraca. Mais uma vez, banho e preparar a janta. Dessa vez ganhamos a companhia de um zorro colorado. Foi bem legal vê-lo passear ao redor do acampamento. Curtimos depois um céu estrelado antes do frio incomodar demais, e fui levada pelos braços de morfeu.
Laguna Torre e o Cerro Torre ao fundo

Totem no mirador Maestri

3º dia: Laguna Torre e retorno a El Chaltén

Acordamos devagar, aproveitando os últimos momentos dentro do parque. Apesar da estrutura mais básica, eu curti muito mais os acampamentos de Chaltén que em Torres del Paine. A energia era bem diferente ali. Desmontamos o acampamento, arrumamos as nossas coisas e seguimos rumo à cidade.
Gelinho na laguna torre
Alex comendo toda a nutella

Chegamos ao Hostel Rancho Grande em torno das 16hs. Fizemos checkin e tomamos um banho merecido. Relaxamos um pouco e gomos comemorar no pub De Los Tres, com cerveja e hamburger artesanal. De sobremesa, sorvete super dulce de leche da Heladeria Domo Blanco, altamente recomendado. Por fim, uma última caminhada pelas ruas de Chaltén, curtindo a última noite naquela cidade que tanto tem a oferecer a quem gosta de natureza e montanhas.

Comentários