Perito Moreno: a imensa cidade de gelo

Acordamos cedo para pegar o busão que nos levaria de volta a El Calafate. Passamos na padaria para comprar o café da manhã, que foi complementado com as cerejas compradas na cidade na tarde anterior.
O  arco-iris no perito moreno
Chegamos no nosso destino na hora do almoço. Fizemos checkin no El Ovejero, um hostel simples, mas que atendeu as nossas necessidades. Saímos a explorar a cidade e achamos um lugar para almoçar. Depois fizemos compras e voltamos para o hostel descansar.
Registrando a caminhada nas passarelas
Dia seguinte fomo conhecer o famoso Perito Moreno. Havíamos comprado o passeio com antecedência no site www.hieloyaventura.com para o Big Ice, já que se esgota rápido na alta temporada. Encontramos o ônibus da agência e fomos para o parque. 
No centro de visitantes no início da trilha
A primeira parada é nas passarelas de frente para o glaciar e ficamos ali observando o gelo cair, ora em pedaços pequenos ora em gigantes pedras que formavam ondas de metros. O estrondo de gelo se partindo fazia parte da trilha sonora dali.
Algodão doce
Depois fomos para o barco, que nos levou ao centro de visitantes no início da trilha para a geleira. Tivemos uma breve explicação de como seria a caminhada e fomos para o gelo. Colocamos os crampons e luvas antes de iniciar a diversão. Subimos e descemos montes frios, que mais pareciam algodão doce. Passamos por lagos de azul turquesa, pulamos gretas e tivemos o nosso lanche em um lago de frente para as montanhas.
O rio de degelo onde almoçamos

Na volta, tomamos café e chá enquanto esperávamos o barco chegar. Nessa espera, vi o maior bloco de gelo cair na água e fazer uma onde que parecia encobrir o barco. Já embarcados, serviram whiskey com o gelo do glaciar.
O barco que nos levaria de volta à entrada do parque
Chegamos à cidade com a fome de 10 mendigos. Como era a minha última noite na viagem (o Alex continuaria por mais 3 semanas viajando o Chile), preferimos ter uma refeição especial. Pedi uma truta com molho de gorgonzola deliciosa. Para companhar, vinho argentino, é claro. Depois andamos pela cidade, observando as poucas estrelas que ousavam aparecer naquele céu.
Whiskey
Último dia em El Calafate, levei o Alex até a rodoviária, onde nos despedimos. Eu continuei na cidade, onde aproveitei para comprar umas últimas lembranças, incluindo a minha geleia de calafate, até de tarde, quando eu voo partiria de volta para casa. No hostel, esperei meu transfer compartilhado para o aeroporto. Voltei para casa sem intercorrências, na quarta-feira de cinzas, depois de dias maravilhosos numa natureza sem comparação.
Cara de felicidade quando encontra finalmente comida! rsss

Comentários