Praga, que praga?! Ô coisa linda... (Parte 2)

Dia 15 – 14/05: História, lanças e espelhos

Acordamos no horário padrão, tomamos o nosso café e partiu rua. Começamos a caminhada pelo Old Town Square (staroměstské náměstí, por onde passaríamos infinitas vezes), até a Charlie Bridge (karlův most). Atravessamos a ponte e subimos até o castelo (pražský hrad). Praga é bom que você faz tudo a pé, e vale a pena se perder por suas ruelas. No meio do caminho, paramos na Catedral de São Nicolau.
Charlie's Bridge

Catedral de São Nicolau
Havia duas opções de ticket: o circuito longo e o curto. Optamos pelo circuito curto, que dava direito a visitar a Igreja de São Vito, a Capela de São Jorge, o Castelo de Praga, a vilela dourada e a prisão. Para tirar foto dentro da Igreja de São Vito é necessário pagar uma licença; eu não paguei e tirei foto assim mesmo. A igreja é no estilo barroco, bem bonita, com uns vitrais interessantes, do jeito que eu gosto. Já a capela de São Jorge é medieval, sem muitos adornos, mas com umas estátuas de esqueleto bem bizarras rsrs.

Atrás da Igreja de São Vito


Uma das estátuas bizarras da Capela de São Jorge
Quando saímos da capela, faltavam uns 10 minutos para a troca da guarda. Fomos então para frente do castelo e guardar o nosso lugar. Sinceramente, achei a troca bem fraquinha, mas já que estávamos lá... Depois visitamos o castelo, que não tem muita coisa a ser vista. O grande interessante é a varanda, onde você tem uma boa visão da cidade.
Troca da guarda
A vilela dourada foi a parte mais interessante do passeio para mim. Na entrada tinha uma moça vendendo vinho quente. Aproveitamos e dividimos um copo (eu bebi a maior parte, só para variar rsrs). Começamos a explorar o lugar e o que você vê são milhares de armaduras, lanças e objetos de tortura medievais! Me diverti muito!!!! Também tinham algumas roupas e cenários daquela época. No final, você ainda desce para uma espécie de masmorra / prisão.

Subindo para o mundo das armaduras e lanças medievais

Instrumentos de tortura

Ao pegarmos o caminho para a saída, nos deparamos com uma estátua bem incomum: um garoto com um pinto dourado! Isso mesmo, o pau da estátua de ouro! Kkkkkk. Até hoje não sei como passa na cabeça de alguém fazer uma estátua assim. Demos uma explorada no jardim do castelo, aproveitando pra tirar mais fotos panorâmicas da cidade.
vista de Praga a partir do jardim do castelo
Quando descemos, paramos para almoçar. Aproveitei para riscar mais uma cerveja da minha lista. Após o almoço, procuramos o Santuário da Nossa Senhora do Loreto. Quando finalmente chegamos lá, descobri que precisava pagar, e não estava mais afim de pagar para entrar em igreja. Resolvemos então ir ao Monte Petrin. No caminho, encontramos uma absinteria, que era algo bem louco. Queria tomar um drink, mas estava tudo muito caro. Continuamos a nossa caminhada.

Fachada da absinteria
Passamos no Santuário do Menino Jesus de Praga. Pequena, mas bonitinha. Depois, iniciamos a subida ao monte, que pode ser feita a pé ou por teleférico. Fizemos a pé e descemos pelo teleférico, porque o meu pé já não aguentava mais (só para variar). Visitamos o labirinto de espelhos, apesar de bobinho, foi divertido. 
Menino Jesus de Praga
A ideia era ver o pôr-do-sol, mas a gente tava casada e só escureceria após as 21hs. O bom dos transportes lá é que são integrados (bem diferentes daqui) e pegamos o metrô para o hostel com apenas um bilhete. Estamos saindo do metrô e conversando animadamente, quando um senhor se aproxima e fala algo que não entendemos. Ignoramos e continuamos o nosso caminho. Então, ele elevou a voz e pediu os nossos tickets! Era um fiscal! Imediatamente, pegamos os nossos tickets validados e mostramos para ele. Ufa, imagina se fosse os dois últimos dias de Berlim.... :p

Brincando de selfie no labirinto de espelhos
Depois do banho, foi a saga da janta. Queríamos comer em alguns restaurantes que vimos no lado do castelo e fomos para lá. A surpresa foi que todos os restaurantes estavam fechando naquela hora... L Tivemos que nos contentar com um kebab. Terminamos a noite num pub, tomando cerveja J. O melhor foi caminhar tonta pelas ruelas do centro histórico.

Custos:
Catedral São Nicolau CK70
Castelo de Praga CK250
Old Prague Hostel CK720
Vinho quente CK25
Almoço CK230
Labirinto de espelhos CK90
Janta CK129

Dia 16 – 15/05: Uma noite looooonga

Quando falaram de Praga para mim, disseram que ela era pequena, em dois dias era possível conhecer tudo. E isso é verdade. Em um dia e meio consegui ver tudo o que eu queria. Então esse dia foi light em relação aos passeios que ainda faltavam. Começamos pela Old Town Square e o relógio astronômico. A cada hora, os bonequinhos fazem a sua aparição no relógio. Eu esperava mais deles, mas tudo bem...rsrs. O interessante é que havia uns artistas fazendo um show de ilusionismo, e o caras eram bons mesmos!
Relógio astronômico e a Old Town Square


Os artistas de rua

Em seguida, fomo ao Bairro Judeu e visitei a Old-New Sinagogue. Se não me engano, é a mais antiga da europa. Para quem tiver interesse existe um passe para visitar todas as sinagogas (são 6) e o cemitério judeu. Se tivesse que escolher, iria apenas na Sinagoga Jerusalém, apesar de não ter conhecido o seu interior.
Cemitério judeu ao fundo

Old-New Sinagogue


Sinagoga de Jerusalém

Dali seguimos caminhando para o prédio dançante. Ele está fora do centro histórico, na parte nova. Acho que dá uns 30 minutos andando. No meio do caminho, fomos prestando atenção nos restaurantes para o almoço, e os preços estavam razoavelmente mais baratos. Escolhemos onde iríamos voltar depois que conhecêssemos o prédio. Ele fica bem de esquina, na margem do rio. Achei a visão da cidade dali bem bacana. Voltamos e tivemos um almoço bem baratinho hehe.
Prédio dançante


No caminho para o prédio dançante, tinha esse menino voador...

Como ainda era cedo, ficamos de bobeira na Old Square. Dessa vez, tava rolando showzinho de música. Decidi que queria sobremesa e comi um Trdelník, que é uma espécie de rosca gigante com açúcar e canela (eu apelidei carinhosamente de rola). Voltamos para o hostel e, no caminho, comprei uma cerveja no mercadinho. Para nos despedir (de Praga e da Vivian, pois seguiríamos caminhos separados), fomos ao Dejavu, um barzinho recomendado para tomar bons drinks. Recomendo!
Eu e a rola! Quer dizer, o Trdlnik
Tempo passou, e a Vivian tinha que ir para rodoviária. O ônibus dela saía às 23 hs para Budapeste, e o meu só as 3:30 para Viena. Nos despedimos e fiquei enrolando no hostel. Eram umas 22:30 e saí para procurar alguma coisa para comer no mercado. Vi a garrafa de absinto e acabei comprando, o que me deixou apenas com 6 coroas. Pensei que poderia comprar comida na rodoviária. Voltei para o hostel, enrolei mais um pouco e segui pra lá.

Uns vinte minutos depois cheguei à rodoviária. Como qualquer outra, é numa área meio estranha da cidade, mas não me senti insegura. Entrei e, em dois minutos, já tinha rodado a rodoviária inteira! Todas as lanchonetes estavam fechadas, com exceção de uma loja de conveniência. Vi que aceitavam euros e escolhi o meu lanche. Quando fui pagar, a atendente falou que não aceitava moeda, só nota. E o que eu tinha em nota era muito alto. Deixei o lanche e fui me ajeitar para dormir no banquinho; afinal, nem tava com tanta fome assim. Antes, tentei ir ao banheiro, mas era 10 coras para usá-lo (eu tinha 6...). Bom, no ônibus eu vou.

Estou eu em alfa, no banco, com a mochila entre as pernas, quando sou acordada pelo segurança, me expulsando gentilmente porque a rodoviária estava fechando! Vi a hora e eram meia-noite. Falei que ia pegar o ônibus às 3:30; ele pouco se importou e apontou pro caminho da rua. Meio sem rumo, fui seguindo os outros turistas tb expulsos. Acabei deitando no banquinho em frente ao embarque. Vi o relógio e a temperatura estava marcando 11°C. Ôoooo friaca... Deu 12:30 e o segurança veio expulsar de novo! Agora estavam fechando o embarque, e não adiantou eu tentar argumentar...

Perdida, olhei para um lado, para outro e segui uns turistas. Eles entraram num barzinho, que tinha mais cara de puteiro (não que eu tenha entrado em um, mas me veio à mente que era parecido rsrs) que bar, mas pelo menos tava quentinho. Quando entrei fui golpeada pelo bafo de cigarro. Perguntei ao garçom se aceitavam euros e ele falou que não; perguntei se aceitava cartão, ele falou que não. Então, peguei a minha mochila e continuei a minha saga para encontrar um local para me abrigar. Rodei o quarteirão e nada achei. Tinha um McDonald’s. Me aproximei e quando ia entrar, ele estava fechando... L Continuei caminhando...Passei por um ponto de ônibus onde havia pessoas. Sentei, catei meu livro e ali fiquei. Pelo menos estava ‘acompanhada’, mesmo ao relento. Uns 20 minutos depois, as pessoas pegaram os seus ônibus e fiquei sozinha. Peguei a minha mochila e voltei para a rodoviária. Tinham umas pessoas abrigadas na estação do metrô. Ali fiquei, sentada na escada (e depois, no chão da estação, para me abrigar do vento), lendo o meu livro, até às 3:15.

Quando os portões do embarque abriram, foi aquele ‘mar’ de desabrigados para pegar o único ônibus que tava ali, o meu! Quando entro, vejo que não há banheiro! E o desespero do xixi só vai aumentando...A mim não restava mais nada, a não ser dormir e esperar. Lá pelas 6 da manhã, teve uma parada de 15 minutos em algum lugar entre Praga e Viena. Fui atrás do banheiro. No centro comercial ali perto, fui seguindo as setas do banheiro público, ansiedade crescendo dentro de mim. Quando finalmente eu acho, estava trancado. Subi e desci as escadas, perguntei a algumas pessoas, mas ninguém me sabia informar sobre o status do banheiro. Fui para fora, desamparada. Então, avisto uma estação de trem e sigo para lá. Vi as indicações para o banheiro e quando finalmente chego lá, 10 coroas para usar! AHHHHHHHHHHHHH!!!! Procuro um caixa eletrônico para sacar umas 50 coroas, para ir ao banheiro e comer algo, e o mínimo eram 200. Teimosa que sou, não completei o saque e voltei para o banheiro, disposta a pular a catraca. Quando estou tomando impulso, me surge um guarda! Sério, Murphy, o que fiz a você?! Expliquei a situação pro guarda e ele me olhou com a cara de “O problema não é meu” e foi embora. Fiquei ali com aquela cara de bunda quando um cara me chamou e me perguntou qual era o meu problema. Expliquei a situação e ele simplesmente me deu 5 coroas!!! Dei pra ele o ‘troco’ de 1 CK e fui rapidamente me aliviar! Foi o melhor xixi da minha vida!!!! E sou muito agradecida a essa pessoa que se compadeceu com o aflito dos outros. Ainda existe bondade nesse mundo J. Voltei para o ônibus muito mais feliz, tendo um resto de viagem tranquilo até Viena.

Custos:
Old-New Sinagoga CK200
Banheiro CK30
Almoço CK80
Trdelník CK60
Noite no Dejavu CK128
Absinto CK149
Bus para Viena (Student Agency) EUR18
Banheiro CK6

Comentários